Dicas de Conservação
balloonblogcartclockclosedownfacebookfilterheartinfo-barsinfo-cardinfo-medalinfo-packageinstagrammailmenunextprevioussearchtelephonetwitteruservideowhatsapp

Dicas de Limpeza e Conservação

ÁREA INTERNA

 

Siga as orientação abaixo para manter e cuidar bem dos seus produtos adquiridos na Formato Móveis e Decorações. Assim você os manterá sua beleza e durabilidade por mais tempo.

Em caso de dúvida contate nosso SAC atravé do email sac@formatomoveis.com.br

VIDROS

Em partes polidas, utilize um pano branco e macio umedecido em produtos específicos como limpa-vidros ou álcool doméstico. Passe em toda superfície, em movimentos circulares. Não utilize produtos abrasivos.

CRISTAIS

Utilize pano seco ou produto específico para limpeza de cristais. Os cristais lapidados utilizados para tampos de mesas e outros podem apresentar variações nas medidas de até 2 mm para mais ou para menos. ATENÇÃO: Conforme Normas da ABNT, os cristais podem sofrer as seguintes variações:

Cristal Sobreposto: de 05 a 06mm para mais ou para menos.

Cristal Encaixado: de 03 a 04mm para mais ou para menos.

CRISTAL DIAMOND GUARD

Utilize pano seco ou produto específico para limpeza de cristais. Os cristais lapidados utilizados para tampos de mesas e outros podem apresentar variações nas medidas de até 2 mm para mais ou para menos.

PLÁSTICO

Utilize pano umedecido em água e sabão neutro.

COURO

Retire o pó com pano (algodão) branco, limpo e seco e, se necessário, utilize um pano umedecido em água com sabão neutro (sabonete de glicerina ou sabão de coco), em seguida se necessário passe um pano umedecido apenas em água e para finalizar passe um pano seco. Nunca use qualquer alvejante, detergente, produtos abrasivos, produtos clorados ou acetona ou ainda produtos derivados de petróleo. Não utilize vaselina ou graxa de sapatos. Proteja o seu produto da exposição direta ao sol, prolongando a sua beleza e durabilidade.

COURO SINTÉTICO

Retire o pó com pano (algodão) branco, limpo e seco e, se necessário, utilize um pano umedecido em água com sabão neutro (sabonete de glicerina ou sabão de coco), em seguida se necessário passe um pano umedecido apenas em água e para finalizar passe um pano seco.  Nunca use qualquer alvejante, detergente, produtos abrasivos, produtos clorados ou acetona ou ainda produtos derivados de petróleo. Não utilize vaselina ou graxa de sapatos. Proteja o seu produto da exposição direta ao sol, prolongando a sua beleza e durabilidade.

ESPELHOS

Recomenda-se que a limpeza inicial do espelho seja feita retirando todo o pó com o uso de um espanador. Se necessário, utilize um pano macio e limpo, umedecido com água morna, em seguida seque o produto, principalmente as bordas para evitar a oxidação.

Não utilize produtos ácidos, alcalinos ou abrasivos, que podem danificar a tinta protetora do espelho ou gerar ricos.

MADEIRA

Passe diariamente um pano seco, macio e limpo, sempre acompanhando o veio da madeira. Não utilize soluções aquosas, pano umedecido, lustra móveis ou abrasivos como esponjas de aço ou similares, produtos à base de petróleo ou químico. Evite exposição direta ao sol.

CROMADOS, ALUMINIZADOS OU INOX

Limpe somente com flanela seca de toque suave ou umedecida em álcool doméstico em casos de manchas de gordura ou marcas de dedos. Posteriormente, passe um pano macio seco para lustrar. Para recuperar o brilho, use produtos especiais para inox. Retire o produto com um pano macio bem umedecido com água limpa e passe em seguida um pano seco.

Não utilize produtos solventes como thinner, gasolina, querosene, removedor ou pasta polidora (kaol ou Brasso). Também não utilize materiais abrasivos como esponjas de aço, esfregão, esponjas sintéticas e saponáceos.

TECIDO

Utilize pano macio ou aspirador de pó semanalmente. Nunca use detergente, produtos abrasivos, água sanitária, álcool ou outros produtos químicos, nem máquinas de vapor pressurizadas. Deve evitar passar pano úmido, não esfregue. Limpeza a seco. Evite exposição ao sol, pois os raios ultravioletas atacam as fibras do tecido, degradando e alterando as cores. Os tecidos podem variar na largura em até 2%. Quando necessário contratar uma empresa especializada. ATENÇÃO: Estão excluídas da garantia manchas provocadas por batom, tintas de canetas, esmaltes de unhas, graxas, dejetos de animais (urina, fezes, vomito, etc), falta de manutenção correta, defeitos provenientes da aplicação de produtos químicos em gerais, mesmo lavagem a seco.

FIBRAS NATURAIS – SISAL

Passe aspirador de pó semanalmente para retirar as partículas de poeira que penetram entre as fibras. Não utilize detergente, água sanitária, álcool, produtos químicos ou abrasivos. São móveis para uso interno e não podem ser expostos ao sol.

TAPETES

As manchas podem danificar permanentemente seu tapete. Por isso, devem ser eliminadas imediatamente após a sua formação. Use sempre panos brancos limpos. Antes de aplicar qualquer produto, faça um teste em uma área pouco visível para avaliar a possibilidade de descoramento (produtos com alvejante, somente se houver indicação do fabricante). Em caso de manchas provocadas por líquidos, remova o excesso com papel limpo ou pano absorvente, sem esfregar. Elementos semi sólidos ou viscosos devem ser retirados com uma colher, de borda para o centro da mancha antes de se iniciar a limpeza. Se a natureza do respingo for desconhecida, inicie a limpeza com água morna ou com shampoo de pH neutro, preferencialmente cristalizante, que não deixa resíduos na fibra. Quando terminar, remova todos os vestígios de produtos de limpeza. Escove os pelos afetados pela mancha, retornando-os à posição original.

AÇO PINTADO

Umedeça um pano com água e detergente neutro 1/100. Passe em toda superfície rapidamente. Em seguida, retire o excesso com um pano limpo e macio umedecido em água. Seque imediatamente com pano limpo e macio. Não utilize produto químico, abrasivo, esponjas de aço.